Um (ou uma!) wedding planner ou, em português, um organizador de casamentos é, como o termo indica, alguém que vai ajudar a planear cada detalhe do grande dia.
Consta que a função surgiu nos anos 50, nos Estados Unidos, com a entrada da mulher no mercado de trabalho. Até esse momento, eram as noivas que desempenhavam essa tarefa, no entanto, quando começaram a ter o seu tempo consumido pelos seus empregos, deixaram de ter disponibilidade para o fazer e portanto surgiu alguém para realizar essa função. E assim se fez uma profissão!
Mas quais são as suas funções?
O organizador do casamento poderá acompanhar o casal desde o momento em que dizem o primeiro sim, o que inicia o noivado, até ao tão esperado dia do enlace, no qual poderá realizar o serviço de coordenação do dia. Mas comecemos pelo início!
Organizar um casamento é um processo bastante desafiante: os fornecedores envolvidos podem ser cerca de 40 e estima-se que as horas despendidas na sua organização são aproximadamente 200! É natural que nem todos os casais estejam na disposição de investir todo esse tempo e energia e é por isso que, sobretudo em países anglo-saxónicos, é considerado um serviço imprescindível.
Antes de mais, o wedding planner vai precisar de saber como é que idealizam o vosso dia: que estilo imaginam, que serviços esperam ter, quais são essenciais e quais são facultativos.
A par disso, é muito importante que partilhem com ele o vosso orçamento. Queremos que esta experiência seja também positiva financeiramente, e para que tal aconteça é essencial que sejam sinceros e digam até onde pretendem ir em termos de gastos.
Uma das vantagens do wedding planner é também ter um profissional que consegue manter-vos dentro dos vossos planos orçamentais, por isso aproveitem!
Ainda falando de carteiras, o serviço pode até ser uma fonte de poupança para o casal, uma vez que conhecendo o mercado e (quase) todos os seus fornecedores, conseguirá avaliar melhor as verdadeiras necessidades dos noivos e encaminhá-los para um fornecedor que apresente uma boa relação qualidade/preço, face ao que pretendem.
Procurar, negociar e gerir fornecedores é uma das suas principais tarefas!
O wedding planner conhece o mercado e portanto vai sugerir os fornecedores certos para os noivos. Não estamos apenas a falar de nível de qualidade de serviço mas de métodos e personalidade, pois achamos que para a criação de um dia tão especial, devem ter pessoas com as quais se identificam ao vosso lado. Serão vários meses (ou até anos!) de trabalho em conjunto, portanto, empatia procura-se!
O nível de acompanhamento pelos noivos (ou noivas!) de cada etapa do processo vai depender da vossa preferência e disponibilidade. A ideia é, essencialmente, tirar-vos as dores de cabeça e deixar-vos a diversão, para que possam aproveitar a experiência do noivado ao máximo. As decisões finais são vossas; os entraves, dificuldades com disponibilidades e recolha de informação, ficam a cargo de outra pessoa.
Sabem quando estão a planear o vosso aniversário e têm 3 ou 4 pessoas a dar sugestões diferentes daquelas que vocês tinham inicialmente idealizado? Nos casamentos isto também acontece. É com as melhores das intenções que os amigos e família o fazem, mas por vezes é fácil isso levar a um desvio do vosso sonho! Ter alguém a tratar da organização por vocês também é uma grande ajuda para que, no final do dia, seja o vosso plano a ser colocado em ação.
Outra tarefa que consideramos de extrema importância trata-se de imaginar o dia, coordenar momentos, traçar cenários e garantir que existem planos B, C, e até Z, para todos eles. Os imprevistos acontecem! Achamos essencial ter isto em mente e ter já algumas “cartas na manga” para acontecimentos menos desejáveis, mas que ao serem antevistos não afetam a experiência dos noivos.
Analisemos o seguinte cenário:
O casamento é em Agosto. Prevê-se que esteja sol e o foco está em que existam sombras, pois esperam-se temperaturas elevadas. Mas e se estiver muito vento? Ou se chover?
É essencial que se saiba o que fazer se as condições atmosféricas não estiverem como seria de esperar, e que os planos B e C sejam tão bons e confortáveis para todos como seria o A.
Ou até:
O carro que deveria levar os noivos ao local do copo d’água teve um furo. Deverá existir um segundo veículo listado para tão importante tarefa, e forma de passar eventuais decorações para este.
Os imprevistos acontecem! O mais importante é a forma como serão contornados.
Chegámos ao grande dia, que passa a correr – é cliché, estamos sempre a repetir, mas acreditem, é mesmo verdade!
Deve ser um dia em que vocês, como personagens principais desta história, aproveitam ao máximo. É também para isso que serve um wedding planner: coordenação do dia. Garantir que tudo corre como planeado, para que vocês não precisem de se focar noutros temas e para que a vossa única preocupação seja divertirem-se e estar com aqueles de quem gostam. Usufruir em pleno deste momento que, à partida, não se repete!
Se é esta a experiência que procuram: iniciar o processo, tomar as grandes decisões, irem acompanhando com mais ou menos detalhe em função das vossas preferências mas não terem que se preocupar com as partes mais aborrecidas, temos aqui duas soluções para vocês: nós! 🙂