Casar é sem dúvida um momento muito especial: duas pessoas a declarar o seu amor, rodeados por… rodeados por quem? 

É sobre isso que vamos falar hoje. A definição da lista de convidados é um tema bastante complicado para alguns casais e será um dos primeiros assuntos que terão em mãos, pois irá influenciar, por exemplo, a escolha do espaço. 

Nesta fase não vão saber qual o número final de presenças – até porque a confirmação será feita numa data bastante mais próxima do grande dia – mas vão ter um intervalo de pessoas em mente, que vos ajudará a orientar tudo o resto. 

 

Como sempre, vamos tentar apoiar-vos nesta tarefa. 

 

A nossa primeira dica é que não se deixem influenciar demasiado pela opinião de terceiros. É natural que algumas pessoas tenham um parecer a dar sobre o tema (a vossa mãe poderá querer que convidem aquele primo em terceiro grau que vos trocou a fralda uma vez e que nunca mais viram desde então), mas não se esqueçam que o dia é vosso. Se já passearam pelo nosso blog, sabem que esta frase surge em quase todos os artigos e é (para nós) a primeira regra na organização do vosso casamento. 

 

Definam entre vocês se irão convidar apenas o núcleo mais próximo ou se querem um evento maior, com todos aqueles que vos tocaram de alguma forma. Se não têm a certeza, uma boa forma de começar será que cada um escreva uma lista de TODOS os que poderão querer convidar, divididos por categorias – familiares, amigos, colegas de trabalho, etc. Cruzem estas primeiras listagens e debatam cada um dos pontos. 

 

Coragem, os primeiros passos já foram dados – agora a tarefa continua. 

 

Já têm uma lista de todas as pessoas, que poderão estar presentes no vosso dia? Agora sugerimos que pensem no seguinte:

 

Os convites estendem-se ao restante agregado familiar de cada convidado?

♡ Vão existir crianças no casamento?

♡ Os convites incluem caras-metade que vocês não conhecem?

 

Mas porque não haveríamos de convidar toda a gente?” Perguntam vocês. Claro que podem, se tiverem essa capacidade! Mas sabemos, por experiência, que nem sempre é possível convidar todos os que gostariam. Existem vários motivos pelos quais poderão ter de reduzir a lista de alguma forma: 

 

♡ A maior parte das despesas do casamento são dadas por pessoa, por isso quanto maior a lista, maior o orçamento necessário; 

♡ Poderá haver atrito entre determinadas pessoas, o que poderá influenciar o ambiente do casamento de forma negativa, o que pode ser evitado;

♡ O limite de pessoas no espaço pode também ditar quantas pessoas convidam, sobretudo se já tiverem um espaço em mente e quiserem muito casar-se lá.

 

Neste tema não temos como decidir por vocês, mas podemos guiar-vos e dar sugestões sobre como solucionar algumas questões.

 

Por exemplo: tiveram de abdicar de pessoas no vosso dia que gostariam muito que estivessem presentes, por algum motivo? Tentem dar-lhes um miminho: façam streaming da cerimónia, enviem uns bolinhos para casa ou ofereçam na mesma as lembranças que teriam recebido no evento. Convidem-nos para um jantar na vossa casa e mostrem o vídeo e fotografias do grande dia. Opções não faltam!

 

Quando a lista estiver fechada, não se martirizem a pensar em quem não conseguiram convidar. Deem este tema como encerrado e avancem para as próximas decisões.