A escolha da data para o casamento é a primeira decisão que o casal terá de tomar quanto ao evento e é uma das mais importantes! É aqui que tudo começa e é este ponto de partida que influenciará a escolha de todos os fornecedores que farão (ou não) parte do grande dia. Mas como escolher o tal? Aqui há vários fatores a considerar:
- O dia é vosso! Portanto, a primeira coisa a ter em conta é se existe alguma data de grande importância para um ou mesmo para os dois: um primeiro encontro, um evento significativo entre ambos, ou até uma data de um casamento de um ente querido que queiram homenagear. As possibilidades são infinitas, mas um momento tão especial pode merecer uma data de igual relevo.
- Já existem eventos no mês ou no dia que pretendem? Não sendo uma questão que preocupa toda a gente, pode ser algo a considerar, caso não queiram partilhar o dia com alguém que tem o seu aniversário ou uma celebração pessoal na mesma época. Todos temos meses do ano nos quais parece haver uma festa a cada dia e talvez seja boa ideia não colocar mais um evento (sobretudo um tão importante) na mesma altura, para que não se desvaneça no “barulho das luzes”.
- Quente ou frio? Quando idealizam o vosso dia, vêem-se no exterior, com um sol radiante e roupa fresca de verão, ou imaginam-se num espaço acolhedor e com um calor agradável que contraste com o frio na rua? Se é verdade que há uma grande tendência para casamentos em época de Primavera e Verão, o Outono e o Inverno também têm os seus encantos e este é mais um fator a considerar na escolha da data.
- Atenção aos fins de semana prolongados! Verifiquem se o dia escolhido é num fim de semana grande, já que estas datas podem ter duas faces: muitas pessoas aproveitam para passear um pouco e aproveitar as folgas extra, o que pode implicar uma redução no número de convidados. No entanto, caso queiram optar por um evento que dure vários dias (e porque não? Venha a festa!) estes fins de semana proporcionam as condições certas para isso!
- Fim de semana ou semana? O dia mais comum para um casamento é, sem dúvida, o Sábado seguido de perto pelo Domingo, por motivos óbvios – é fim de semana, há uma maior disponibilidade para os convidados e a gestão torna-se mais simples. Contudo, é também o que se considera o dia “Premium”, querendo dizer que muitos espaços cobram mais por ele. Se quiserem economizar um pouco e tiverem essa disponibilidade, um dia útil poderá ser uma boa opção!
- Época alta ou baixa? Tal como existem espaços que têm tarifas diferentes para dias de semana e fins de semana, também poderão existir preços diferentes para as consideradas época alta e época baixa. A definição concreta destas épocas muda de fornecedor para fornecedor, mas a média será entre Novembro-Março para a época baixa e Abril-Outubro para a época alta. Este também é um fator a considerar, caso queiram poupar um pouco a vossa carteira e “fugir” à estação casamenteira!
No final, como em tudo neste dia tão especial, esta é uma decisão pessoal e o que conta é o que faz sentido para vocês, enquanto casal. O que importa é que, independentemente da escolha, será sem dúvida um dia muito feliz!
Por isso digam-nos: O que devemos apontar no calendário?
Saibam também quais são todos os outros passos que consideramos essenciais para organizar um casamento aqui.